Pragmatha Editora dinamiza publicação de antologias e coletâneas

A Pragmatha Editora tem em seu DNA a produção de antologias. O próprio trabalho de assessoria a escritores e publicação de livros começou a partir de uma provocação desde que colocou no mercado o Caderno Literário, uma revista aberta e democrática para difusão da produção poética brasileira.

Quem afirma é a diretora, Sandra Veroneze, que ao planejar 2026 reservou uma atenção especial para a publicação de coletivos. “A cena independente da literatura no Brasil é muito pujante, com uma produção diversificada, plural. E queremos marcar presença em todos os espaços. Temos o Caderno Literário, uma revista de poemas, temos também a edição dos livros solo de cada autor, e reforçaremos nossa presença nas coletâneas antologias”.

Uma das parcerias, nesse sentido, é com o Dodecaedro, de São Lourenço do Sul. “Dois expressos, por favor”, que está em fase final de produção, é organizada pelos escritores Cleia Dröse e Rodrigo Seefeldt e contará com publicação pela Pragmatha Editora. A obra reúne produções em verso e prosa sobre uma das bebidas mais apreciadas pelo brasileiro, o café.

Recentemente, a Pragmatha publicou três volumes da antologia “Sussurros da Alma”, com participação de poetas de todo o Brasil.

Segundo Sandra, nos próximos dias serão anunciados novos títulos especiais e as respectivas modalidades de participação.

6/2/26