A Pragmatha Editora está ultimando os preparativos para publicação do livro “Gurias que escrevem – Crônicas”, resultado da oficina realizada ao longo de 2025, sob coordenação de Sandra Veroneze. Conheça as autoras:

Helena Heloísa Manjourany Silva é natural de Pelotas. Contista, cronista, historiadora. Tem dois livros publicados pela Pragmatha: As Brumas de Pelotas e Ser diferente é ser legal. Atualmente, preside o Centro Literário Pelotense. Acadêmica da Academia Pelotense de Letras e Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana.
Marilani dos Santos Bernardes é natural de Santo Antônio da Patrulha (RS). Professora aposentada. Membro do Grêmio Literário Patrulhense. Apreciadora da música e da literatura. Escreve poemas, contos e crônicas. Participa das publicações literárias em Santo Antônio e de outras publicações por aí afora. Gosta de aperfeiçoar a escrita através da leitura e de oficinas literárias de diferentes gêneros.
Nair Kunde Lüdtke é de São Lourenço do Sul/RS. Pedagoga, Especialista em Educação Ambiental. Autora de “Autobiografia de uma professora eternamente grata”(2024), e os livros infantis bilíngues Português/Pomerano “Alice e Rosinha” e “Lolô, a Capivara” (2025). Integrante do CEL – Centro de Escritores Lourencianos/RS. Promotora da Língua Pomerana como compromisso com a cultura e história de seu povo.
Renata Bierhals Blödorn é natural de São Lourenço do Sul – RS. Pedagoga, pós-graduada em Educação e em Gestão Escolar, na sua trajetória profissional dedicou-se à área educacional. Atualmente, aposentada, divide seu tempo entre a família e a literatura. Escreve crônicas, histórias infantis e haicais. Tem na escrita uma forma de revelar o seu universo interior. Em 2024, passou a integrar o CEL – Centro de Escritores Lourencianos.
Rosalva Rocha é natural de Santo Antônio da Patrulha, empresária, artesã, graduada em Turismo e Administração e associada ao Grêmio Literário Patrulhense, no qual atua como Vice-Presidente. A escrita sempre esteve presente na sua vida, tendo a sua primeira publicação lançada em 2007, em coautoria. De lá para cá, vem participando de diversas publicações, a exemplo das antologias da Academia de Escritores do Litoral Norte (2009-2011), Antologia Poética Poesia na Praça (2011-atual), Suas Excelências, os Personagens (2015-atual), Prosa na Varanda 1 a 8 e diversas antologias do país. Faz constar, no site Recanto das Letras, todas as suas produções literárias.
Solange Leal Carvalho nasceu em 1947, no município de Camaquã. Professora aposentada. Formada em Letras pela Universidade Católica e pós-graduada em Gestão Escolar. Desde muito jovem escreve poemas, crônicas, contos e letras de músicas, até carnavalescas. É autora do Hino de Turuçu. Participa do Centro de Escritores (CEL) de São Lourenço do Sul, o que muito a orgulha. Lançou seu primeiro livro de poemas, intitulado “ Os versos que te dou”.
Acredita que através da literatura expressamos nobres sentimentos, ditados pelo coração e transcritos pelas mãos.
Susani de Castro Pitano é natural de São Lourenço do Sul (RS), professora, graduada em Pedagogia, Especialista em Educação. Atual presidente do CEL – Centro de Escritores Lourencianos e vice presidente da AIL – Academia Internacional de Artes e Letras Sul Lourenciana. Autora do livro “Textos para refletir sobre Educação” (2004), tem participação em diversas obras coletivas.
Vilma Avila Vianna nasceu no Espírito Santo. É professora e pesquisadora aposentada. Escreve contos, crônicas e poesia. Aprendiz de haicai. Pertence a diversas entidades literárias. Tem livros publicados. Acredita que escrever é uma forma lúdica de ver o mundo.
24/1/26