A união dos projetos culturais como fortalecimento do trabalho coletivo

O escritor Rodrigo Seefeldt, conhecido pela atuação comunitária em prol da cultura de São Lourenço do Sul e região, assina o posfácio do livro “Contação de histórias: uma arte ancestral”, organizado por Cleia Dröse. O livro apresenta relatos de experiência e textos produzidos pelas participantes de oficina de contação de histórias oferecida por Cleia, no município, ao longo de 25. Em seu texto, Rodrigo enfatiza a união dos projetos culturais como fortalecimento do trabalho coletivo. Confira:

Quando dois projetos culturais aprovados pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc se encontram com o intuito de somar suas atividades, pode-se afirmar que de fato a cultura é fortalecida.
Isso aconteceu de forma natural e de complementação entre o projeto “Contar histórias: uma arte ancestral”, da amiga e escritora Cleia Dröse, e o nosso projeto “Fuscoteca do Amadinho”, ambos contemplados por meio da PNAB no município de São Lourenço do Sul/RS.
Tive a oportunidade de acompanhar todo o desenvolvimento do projeto da Cleia, em que 12 integrantes concluíram e puderam desenvolver técnicas de contação de histórias, entre os meses de abril e outubro de 2025, de forma presencial e online.
Na conclusão do curso no mês de outubro, houve um circuito de contação de histórias, que foi ofertado de forma gratuita para as escolas. Nesse sentido, as contadoras puderam expressar suas formas e criatividades para encantarem de forma intercalada mais de 250 alunos.
Junto com o circuito de contação de história, tivemos a oportunidade de levar a Fuscoteca do Amadinho, que arrecada e distribui livros de forma gratuita, para que os alunos, além de ouvirem histórias, pudessem levar para sua casa um livro. Isso tudo com o intuito de incentivar a imaginação, a leitura e, no futuro, a formação de leitores.
Neste dia especial, 22 turmas das escolas EMEI Mundo Mágico, EMEI Cantinho da Alegria, EMEI Pequeno Aprendiz, EMEF Machado de Assis, EEEF Vicente di Tolla, EMEI Mundo Mágico, EMEI Turma do Puff e Escolinha Corujinha tiveram a oportunidade de proporcionar aos seus alunos momentos de novas experiências, com a contação de histórias e os livros.
Esses projetos são fruto da dedicação de pessoas que acreditam na Literatura como instrumento de fortalecimento da Cultura na comunidade e que necessitam de apoio permanente para seguirem seus trabalhos de impacto social e cultural.
Por fim, registro meu agradecimento e parabenizo a professora Cleia Dröse por possibilitar que novas pessoas pudessem aprimorar suas técnicas de contação de história e, com sua sensibilidade, proporcionar uma parceria com nossa Fuscoteca para beneficiar duplamente os alunos participantes.

23/1/26