Susani Pitano: “Contar histórias de maneira criativa e interessante é uma habilidade que pode ser adquirida e aprimorada”

A presidente do Centro de Escritores Lourencianos, Susani de Castro Pitano, escreveu o posfácio do livro “Contação de Histórias: uma arte ancestral”, organizado por Cleia Dröse e que apresenta texto literário e relato de experiência de oficina realizada no ano de 25 em São Lourenço do Sul. Confira:

O CEL – Centro de Escritores Lourencianos aplaude e incentiva todas as atividades que promovam a importância da Literatura na vida das pessoas. Por esse motivo, ser parceiro no projeto “Contar histórias: uma arte ancestral”, idealizado pela escritora, sócia-fundadora do CEL, Cléia Dröse, é motivo de grande alegria para a nossa instituição.
Contar histórias de maneira criativa e interessante é uma habilidade que pode ser adquirida e aprimorada. Com o objetivo de apropriar-se dessas importantes habilidades, um grupo bastante interessado e disponível aceitou o convite e reuniu-se, sob a orientação da professora Cleia Dröse, comparecendo a quatro encontros presenciais, intercalados com atividades a distância, recebendo a devida capacitação para contar histórias.
Um circuito de contação de histórias encerrou os trabalhos do grupo, de maneira brilhante, pois oportunizou a 288 crianças da rede pública de ensino lourenciana a experiência de ouvir narrativas encantadoras, com a utilização de recursos e técnicas assimiladas durante a oficina.
Pelo êxito comprovadamente alcançado, parabenizamos a professora Cleia Dröse e demais participantes dessa linda trajetória em busca de excelência na arte de contar histórias.
O projeto “Contar histórias: uma arte ancestral” valorizou sobremaneira essa importante atividade lúdica, evidenciando a relevância das obras literárias, além de oferecer um proveitoso recurso pedagógico.

Susani de Castro Pitano
Presidente do CEL

23/1/26