Experiência em oficina de contação de histórias é tema de novo livro de Cleia Dröse

A escritora Cleia Dröse inicia 2026 com um novo projeto literário. “Contar histórias: uma arte ancestral” apresenta relatos e texto criativo das participantes da oficina sobre contação de histórias realizado em 2024 via edital PNAB.

Embora a edição de um livro não fizesse parte do projeto inicial, Cleia optou pela publicação (às expensas da organizadora) como forma de registrar as conclusões a que chegaram as participantes ao final do processo que se estendeu de abril a outubro de 2025.

Participam as autoras Aline Seefeldt, Andriele Teixeira da Silva, Anique Muling Borges, Isete Peter da Rosa, Kateline Tubino Martins, Leonesa Janke Ehlert, Marlozi Rosa Bubolz, Pâmela de Paula, Renata Bierhals Blödorn, Sabrine Gehrke Huttner Westphal e Silvana Ribeiro Tomaschewski.

Segundo Cleia, a contação de histórias constitui-se uma arte ancestral, pois que tem sua origem na própria história da humanidade, mas que hoje possui técnicas e determinadas habilidades que podem ser treinadas pelo contador. “Por outro lado, são poucos os contadores que se dedicam a este segmento literário em nossa cidade e a demanda é bastante significativa em especial por escolas infantis, feiras de livro e outros eventos destinados ao público infantil”, afirma.

Neste sentido, o projeto teve como objetivo capacitar os contadores para suprir a demanda de forma qualificada, através de oficinas presenciais de contação de histórias, em que foi dada ênfase em desenvolver habilidades relacionadas à organização do espaço, domínio de texto, entonação e postura.

15/01/2025