Prefácio de “Vivências amazônicas: entre rios e gentes”, de Eleci Dias da Silva

Pela Pragmatha Editora, a escritora Eleci Dias da Silva está publicando seu mais novo livro, “Vivências amazônicas: entre rios e gentes”. O prefácio foi escrito pelo jornalista e professor Wilson Sobrinho, de Londres. Confira:

“Algumas pessoas têm a sensibilidade de usar as palavras de modo singelo, poético e escolher as palavras certas. Outras são capazes de se conectar, dar atenção e ouvir as pessoas profundamente. Outras ainda são frequentemente acometidas por extrema empatia e não conseguem olhar o outro sem sentir um pouco do que sente o seu interlocutor.
Infrequentemente, essas características juntam-se em uma só pessoa e, por vezes, essa pessoa nos presenteiam com seus textos. Chamamos a essas pessoas de autores.
Pois são essas as qualidades que encantam ao leitor dos textos de Eleci. Em seu segundo livro, ela abraça a prosa e o relato da vida que a cerca na Amazônia. A alegria do menino vendendo pipocas para viver; a tenacidade da senhora que atravessa vilarejos em sua bicicleta para fazer suas vendas; a coragem da mãe que cruzou dois estados a pé para escapar de um marido violento, o inquietante relato da mulher que se tornou parteira em uma série de sonhos.
Em uma época de “arte” asséptica e sem autores, essa série de textos da perspicaz escritora gaúcha em Terra Amazônica vem com a mesma urgência da chuva depois da estiagem.

As próximas páginas trazem uma coleção de vidas dramáticas, singelas, poéticas, descritas com as palavras certas, captadas com ouvidos atentos e empatia. Histórias muitas vezes trágicas, curiosas ou simplesmente mundanas, amazônicas e universais, e, acima de tudo, humanas.”

Wilson Sobrinho
Jornalista e Professor
Londres

03/11/25