
A cultura indígena foi celebrada na noite de 17 de julho, em Alagoinhas/BA, quando a escritora Géssica Ronise lançou o livro Bukuya, pela Pragmatha Editora. Géssica é escritora, fotógrafa e roteirista. O evento aconteceu na Biblioteca Maria Feijó e contou com o apoio da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (Secet).
Com imagens capturadas por Géssica na Reserva Indígena Kariri Xocó, em Entre Rios, o livro oferece um vislumbre íntimo da vida e das tradições desse povo rico em cultura e história, transportando os leitores para um universo vibrante indígena. Complementando as imagens, o texto de Luiz Eudes mergulha na realidade dos Kariri Xocó, trazendo à tona as celebrações e as nuances do dia a dia. A obra celebra a resistência e a força da identidade indígena, convidando o público a refletir sobre a importância da preservação cultural e do respeito às diversidades.
Segundo Géssica, a ideia de publicar o livro surgiu da vontade de conhecer a história dos povos originários, de viver a experiência da aldeia, que sempre ouviu falar relacionada à conexão, paz e cura.
Na noite de lançamento, bastante colorida, estiveram presentes reprentantes do Gabinete do Prefeito, da Secretaria de Cultura, da Academia de Letras de Academias, o Cacique Paruanã, amigos e família da autora.
Toda a renda foi destinada à Reserva Indígena Kariri-Xocó.
Bukuya significa “vamos”.
24/07/2025