
O dia 24 de junho foi especial na EEEFM Emílio Oscar Hülle, de Marechal Floriano, ES, porque quatro turmas de 1ª série do ensino médio, aproximadamente 150 estudantes, juntamente com a sua professora Reni Klippel Machado e representantes da equipe pedagógica da escola, tiveram a oportunidade de conversarem com a autora local Giovana Schneider.
Na semana anterior, em aulas de Língua Portuguesa, foram realizadas leituras de suas obras e um breve estudo da sua biografia. Isso despertou uma grande curiosidade para esse Encontro com a Autora. Os estudantes se organizaram em pequenos grupos para a elaboração de perguntas que seriam feitas para Giovana e prepararam uma homenagem para ela, com muito carinho, em forma de declamação e leitura de poesias e de desenhos. Foi um momento muito prazeroso para todos os participantes, segundo Reni.
Segundo a professora, esse contato com a autora permite enriquecer a experiência de leitura e oferece novas perspectivas sobre o processo criativo. “Essa interação dos estudantes com a Giovana Schneider fortaleceu a relação entre o leitor e a obra, tornando a experiência mais pessoal e memorável”. Reni garante que foi uma oportunidade valiosa para uma conexão emocional com a autora e, consequentemente, com a literatura. “Serviu de inspiração a muitos”, afirma.
Segundo a professora, pode-se, portanto, afirmar que a literatura vai muito além do entretenimento; é um instrumento para o desenvolvimento humano, capaz de nos conectar com os outros, ampliando a nossa visão de mundo e o conhecimento de nós mesmos.