Spoiler: Conheça os temas tratados na obra “A Qualidade Social da Educação: Diálogos, Contextos e Perspectivas”

Os professores Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura e Julia Melo da Silva são os organizadores da obra “A Qualidade Social da Educação: Diálogos, Contextos e Perspectivas”, com publicação pela Pragmatha. O livro será disponibilizado em breve ao público leitor em formato ebook e trata de educação.

Os dois capítulos do Eixo I, “Fundamentos e Entendimentos da Qualidade Social”, buscam apresentar alguns elementos que auxiliam na compreensão da qualidade social da educação, com foco no Ensino Superior,  exploradas sob diferentes perspectivas da qualidade social a partir de fundamentos sócio-históricos alinhados ao pensamento pedagógico brasileiro.

O Eixo II, “Dimensão Pedagógica da Qualidade Social”, é composto por quatro capítulos que se apresentam a partir do olhar da formação docente e das práticas pedagógicas à luz dos processos de emancipação humana. Eles discutem diferentes concepções de qualidade na formação, explorando tanto os princípios formativos quanto os impactos dessa formação no exercício profissional e na sociedade.

Já o Eixo III da obra, “Dimensão Política da Qualidade Social”, refere-se ao aspecto político da qualidade, explora o papel das políticas públicas e do Estado na estruturação dos projetos políticos voltados à educação. São três capítulos que apresentam o modelo de gestão neoliberal do Estado brasileiro enquanto uma problemática. Os trabalhos discutem os desafios impostos pela implementação de um modelo de governança que substitui uma agenda social pela racionalidade neoliberal e explora como as políticas educacionais têm sido utilizadas para alinhar a educação aos propósitos capitalistas.

O Eixo IV, “Dimensão Avaliativa da Qualidade Social, discute os mecanismos e os processos de avaliação que influenciam a educação no contexto emergente brasileiro”. É constituído por dois capítulos que discutem o modelo de governança neoliberal promovido pelo Estado e que tem refletido, principalmente, nas avaliações educacionais que imbricaram-se a lógica de mercado. Essa dinâmica impulsiona uma narrativa abstrata de qualidade que intensifica a avaliação como mecanismo de exclusão e de fortalecimento dos objetivos do mercado.