Literatura investigativa, com conto do detetive Abelha, é tema de atividade escolar em Marechal Floriano/ES

A professora de Língua Portuguesa Reni Klippel Machado, da EEEFM Emílio Oscar Hülle, de Marechal Floriano/ES, desenvolveu uma atividade especial com os alunos das turmas 1ªM01, 1ªM02 e 1ªM03.

Em parceria com a escritora Giovana Schneider, que publica pela Pragmatha Editora, promoveu leitura crítica e encontro com a autora, sobre o livro “Abelha, o detetive & suas aventuras investigativas”.

Confira o depoimento da professora, sobre o desenvolvimento da atividade:

“Como estamos estudando tipologia textual na 1ª série do Ensino Médio, nos apropriamos de contos da Giovana Schneider, contidos no seu livro “Abelha, o detetive & suas aventuras investigativas”, para nos deleitarmos com a arte literária e, também, para analisarmos a estrutura da narrativa – conteúdo proposto pela SEDU. A minha intenção era levar aos estudantes a literatura produzida aqui, valorizando escritores da nossa cidade. Sendo assim, levei livros à sala de aula, cedidos pela autora, fiz uma breve apresentação da autora e lhes disse que oportunizaria, posteriormente, um encontro com a autora para uma roda de conversa. Distribuídos os livros, escolhemos o conto “Rio das Pedras” para ser lido. A fim de que todos os estudantes tivessem o contato com o texto, também fizemos a projeção desse conto na tela da sala. Alguns alunos se prontificaram para fazerem a leitura oral com o uso do microfone. Assim procedemos com as minhas três turmas de 1ª série.

Foi uma experiência exitosa. Fizemos aquele estudo do texto de forma dialogada. As turmas elogiaram muito a qualidade da elaboração desse conto de investigação e acharam muito interessante ser da autoria de alguém da nossa comunidade. A construção do enredo provocou a curiosidade dos leitores. Em uma sala, deu o horário do término da aula, e eles pediram ao professor da aula seguinte para aguardar um pouco, porque queriam saber como seria o desfecho do conto.

Conforme prometido, no dia 06 de novembro foi realizado o encontro dos leitores com a autora Giovana Schneider na biblioteca da EEEFM Emílio Oscar Hülle. Foi possível conhecer a trajetória literária da autora e a sua contribuição à cultura literária. Giovana abordou vários pontos, como inspiração para escrever, escolha da capa de um livro, o caminho até a publicação, a editora, os gêneros da sua produção escrita, a divulgação e pontos de venda dos seus livros, a sua participação em diversos eventos literários, a produção literária de demais escritores da região e outros mais.

Esse evento aconteceu na própria aula de Língua Portuguesa. Hoje, foram atendidas duas turmas e, na próxima semana, oportunizaremos à outra turma. Sentimos a necessidade de um tempo maior para conversarmos mais. Vamos nos organizar para continuarmos estreitando os laços entre os leitores e a autora. Tudo isso colabora para o incentivo à leitura.”