A prática da escrita é um processo muito pessoal. Não existe uma fórmula universal que garanta bom desempenho e sucesso para todos que se aventuram na escrita de versos ou prosa com qualidade. Porém, observar boas práticas de autores experientes pode auxiliar o exercício da arte de escrita criativa. Confira as dicas da escrita Verena Becker, autora da Pragmatha, para quem está iniciando.
Dica 1
Escreva tudo o que você quer ou pensa, crie uma pasta desses escritos ou tenha um caderninho onde possa escrever ideias suas, pessoais, fictícias, engraçadas etc.
Dica 2
Tire um tempo certo, dia ou hora e reveja o que escreveu e o que poderia escrever a mais e escreva. Se for poesia, crie a sua, se for pensamentos pessoais sobre vida, mundo etc, escreva crônicas, se forem histórias reais ou inventadas, escreva contos e romances. Se puder, faça pequenos cursos ou entre em grupos que tenham como intuito escrever.
Dica 3
Leia muito e sempre. Escolha uma hora do dia e leia, nem que sejam algumas páginas. Eu leio antes de dormir, mas leia todos os dias, jornal, livros, bíblia, orações, pensamentos. Leia sempre que puder e anote ou sublinhe aquelas frases de que mais gosta nessas leituras.
Verena Becker é autora dos livros “Coragem – Substantivo feminino”, “Dois bilhetes: Mozapanuza e eu pelo mundo”, “O Diário Vermelho” e “O mistério da lança de Sepé Tiaraju – Porque esta terra tinha donos”.