Carta de princípios, desafios e cenários para o tradicionalismo gaúcho organizado, representatividade feminina e a doma tradicional. Estas foram as pautas principais da 4ª Noite Literária de Galpão, que aconteceu na noite de terça-feira, 27 de julho.
Com a condução de Renata da Silva e Rodrigo Gonçalves, o evento foi transmitido pelo Facebook e contou com a participação de Alessandra Motta, Mirelle de Faria Hugo e Zeca Alves. Também participou a editora Sandra Veroneze, da Pragmatha Editora, responsável pela publicação dos livros dos convidados.
Alessandra Motta integra o projeto Diálogos de Galpão, que tem por objetivo lançar um olhar crítico e reflexivo sobre a prática da cultura e da tradição gaúchas. Natural de Cachoeira do Sul, servidora pública federal, ativista cultural, membro do Instituto Anita Garibaldi e da Comissão Gaúcha de Folclore, também é representante do segmento Tradição e Folclore no Colegiado Setorial de Culturas Populares e no Conselho de Cultura do RS. Ex-prenda do RS e Patrona dos Festejos Farroupilhas em 2020, Alessandra em um dos tópicos abordados falou sobre a representatividade feminina.
Mirelle de Faria Hugo é curadora de conteúdo do livro que será lançado pela Pragmatha comemorativo aos 60 anos da Carta de Princípios. Natural de Herval, tecnóloga em processos gerenciais, acadêmica do curso de direito, tradicionalista, coordenadora regional, diretora do departamento jovem central e Vice-presidente de Cultural do MTG 2019, Mirelle durante a Noite Literária destacou a importância do protagonismo jovem no tradicionalismo gaúcho, fazendo uma análise do momento atual.
Zeca Alves é alegretense de coração e no meio rural dedica-se ao cavalo desde os dezesseis anos de idade. Exerceu as funções de cabanheiro, domador, peão campeiro e capataz. Em 2004 deu início à sua carreira como poeta e compositor nativista, com diversas composições gravadas e com destaque nos festivais. Pela Pragmatha, lança seu livro A Doma Tradicional. Durante o encontro, abordou elementos presentes em seu livro e defendeu a importância do exemplo como elemento fundamental de aprendizado.
A 4ª Noite Literária DeGalpão pode ser assistida no link https://www.facebook.com/degalpao/videos/4095841973862594