0 itens
Notícia
Paula Pastore apresenta a Simbologia dos Animais nas Expressões Idiomáticas Americanas e Brasileiras - 26/05/2017
A Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos Paula Pastore lança, no dia 03 de junho, sua obra A simbologia dos animais nas expressões idiomáticas americanas e brasileiras. O evento ocorre a partir das 16h na Livraria da Vila, em São Paulo - unidade Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena.

O livro surgiu a partir de pesquisas de Mestrado e Doutorado da autora. “Há mais de 10 anos estudo fraseologismos, em especial expressões idiomáticas no par de línguas inglês/português e, como se referem a animais, observar a simbologia dos mesmos se tornou condição sine qua non para entendermos como essas expressões populares são formadas e qual a relação que estabelecem com as culturas norte-americana e brasileira”, afirma.

A obra é inédita e retrata expressões idiomáticas frequentes (americanas e brasileiras) com nomes de animais, que foram coletadas em dicionários e corpora eletrônicos. Um dos seus diferenciais é a análise semântico-contrastiva relacionando a simbologia animal com as expressões. “Assim, pudemos compreender, por exemplo, porque o animal crocodile (crocodilo) foi eleito pelas culturas envolvidas para compor a expressão crocodile tears (lágrimas de crocodilo).”

O processo de construção da obra, segundo a autora, começou com a listagem das expressões idiomáticas em inglês que foram coletadas em pesquisas anteriores, assim como seus correspondentes em língua portuguesa. “Em seguida, relacionamos esses idiomatismos com a simbologia que os animais possuem em cada país observado. Difícil foi resistir à vontade de inserir a origem e a história das expressões. Acho que vem outro livro por aí...”, antecipa.

A obra destina-se a diversos perfis de consulentes, tradutores, professores e alunos de língua inglesa e também portuguesa e falantes em geral que se interessam pelas expressões idiomáticas. Sobre a autora Paula Christina Falcão Pastore é Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP de São José do Rio Preto com estágio em Linguística na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD); autora do Dicionário inglês-português de Expressões Idiomáticas com nomes de animais (Editora HN, 2011); tradutora e autora de artigos sobre lexicografia bilíngue, tradução e idiomatismos. Sua obra “Dicionário inglês-português de Expressões Idiomáticas com Nomes de Animais” é referência na área.

SERVIÇO O que: Lançamento da obra A simbologia dos animais nas expressões idiomáticas americanas e Brasil
Quando: 03 de junho de 2017
Onde: Livraria da Vila Endereço: Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena / SP

< ver todas notícias
pagina inicial
Siga-nos
Endereço
Rua Cravinhos, 88
Jardim Paulista -
São Paulo
| SP
Cep: 01408020
Telefones
51 99370 0619
Email
sandra.veroneze@pragmatha.com.br